terça-feira, 16 de abril de 2013

Blogs jurássicos


Os blogs tendem a desaparecer?

(Anne Lieri)


pre história




Ultimamente tenho notado muitos blogs desativados.

Desistências dos blogueiros que migram para as redes sociais ou simplesmente abandonam o mundo virtual por motivos diversos?

Por que isso tem acontecido?

Os blogs não têm resposta imediata como as redes sociais.

Ao postar um texto no blog, a pessoa precisa ter a paciência de esperar os comentários (quando vem!).

Será que estamos jurássicos?

Nas redes sociais o que escrevemos é lido e curtido na hora. Os comentários são na hora e o compartilhamento também.

Não sei se esse é o atrativo das redes sociais, mas ainda prefiro a tranquilidade de criar um texto no blog.

É como voltar a ser adolescente, procurando imagens bonitas, assuntos de interesse e mensagens agradáveis.

Apesar disso, confesso sentir certa tristeza ao ver muitos blogs serem desfeitos.

Blogueiros de longa data que, de repente, somem sem mais e nem menos.

Também fico chateada com a diminuição dos comentários e visitas nos blogs.

Penso que é parte de alguma mudança na web.

O stress, a correria do dia a dia, as preocupações e outros motivos estão afastando as pessoas dos blogs e, pelo imediatismo, preferem as redes sociais.

Talvez eu também acabe desistindo de blogar, embora seja essa minha terapia.

Por enquanto, fico por aqui e aceito troca de ideias sobre esse misterioso desaparecimento dos blogueiros.

28 comentários:

Suzane Weck disse...

Ola concordo com cada palavra que escrevestes ,pois já estava a notar estas desistências repentinas de vários blogs que costumava frequentar.Às vezes até tem alguns que depois de um certo tempo voltam novamente.Acredito que seja a correria do dia a dia que vem se tornando cada vez maior,e as pessoas vão ficando sem tempo para pesquisarem,elaborarem ou comentarem através de seus blogs.Aliás ,o teu ,é deveras encantador.Uma boa noite e meu abraço.

Lucinha disse...

Anne,

Tenho refletido muito sobre isso nos últimos meses.
Estive um pouco afastada por motivos de saúde, mas sempre deixei posts explicando a minha ausência.
E, agora que estou voltando a atualizar normalmente, estou fazendo visitas aos blogs.
Fiquei surpresa ao perceber que muitos abandonaram sem ao menos um post de despedida. Outros simplesmente excluíram os blogs sem ao menos avisar. Estranho que alguns foram presentes e já haviam laços de amizade.
Não penso em desistir do blog, pois ele é fonte de muita alegria pra mim.
Participo das Redes Sociais, mas eu prefiro escrever no meu blog.

Um lindo dia! Beijos

Ana Maria disse...

Anne, eu também acho que isso está a acontecer. Eu também agora tenho postado menos, mas como estou super carregada de trabalho, pois um colega meu foi despedido e o trabalho ficou para mim, acho normal, pois ando mesmo muito cansada. No entanto, eu não trocaria o meu blogue,nem as visitas que adoro fazer aos amigos blogueiros por nenhuma rede social, mas sabe de uma coisa Anne, creio que este fenômeno das redes sociais vai acabar por sair da moda e aos poucos alguns blogueiros vão voltar, outros não, mas os que amam realmente este ambiente e amizade da blogosfera, vão ficar para sempre.
Votos de uma Iluminada semana.
Beijinhos de Luz!
Ana Maria

chica disse...

Anne, tens razão!

As pessoas estão desistindo. Querem imediatismo em tudo. Acredito que deveriam usar essa feramente, o blog, para exercitar a calma, a tranquilidade, a não resposta imediata em tudo e para tudo na vida.

Os comentários diminuíram em todos os blogs, mas enquanto der e me senti feliz aqui nesse meio, sogo em frente. Claro que posta mais espaçadamente, mas sigo!


beijos, chica e não vamos nos entregar.Vamos ficar! Vamos fazer essa campanha?rs.. VAMOS BLOGAR COM AMOR?

Aleatoriamente disse...

Anne querida ,
Para mim as redes sociais são muito legais, mas não migraria para lá.

Gosto do meu blog, e é lá que comecei a escrever minha história de vida, e prefiro assim. Ele é como um diário e comporta tudo de maneira organizada.

E aqui tenho amigos também tão queridos e gosto de passear nos cantinhos e ler com calma os seus textos e me deliciar com eles.

Quanto aos comentários? Gosto de escrever sempre o que sinto, não gosto de copiar e colar e deixar nos cantinhos , porque cada canto tem um valor especial para mim.

E quando não consigo comentar por estar atarefada demais, fico muito triste, porque é como se deixasse de abraçar, ou beijar uma pessoa que tenho num cantinho bonito do meu coração.

O que amo nos blogs realmente são os textos.Ali posso observar almas, corações repletos de sentimentos, e isso é o que mais me cativa.

Há muitos amigos nossos que se foram, por motivos que só eles conhecem. Mas eu não desativaria meus blogs por isso, porque é algo meu, que escrevi em momentos que eu vivi e vivo. E são valorosos para mim.

Os comentários são muito legais sim de ler, porque é algo que uma pessoa pensa sobre nós, ou sobre algo que escrevemos, e por isso é exclusivo.

Se eu tiver de entrar num cantinho para comentar por comentar, eu prefiro não entrar. Porque um texto é muito importante para quem o escreve e merece atenção.

Mas pode ficar certa que quando eu não vier é porque não consegui mesmo. Mas virei!
Porque vocês são a minha família virtual e eu os amo!

Amei seu texto e desculpa meu comentário imenso, mas é que precisa acompanhar seu texto rsrsrs.
Adoro você menina !

Beijo e bom dia!

Aleatoriamente disse...

precisava

Rô... disse...

oi Anne,

não só a blogosfera está mudando,
na minha opinião o coração das pessoas está se transformando,muito errada e rapidamente,
nada que é imediato tem muita alma,
as redes sociais podem ter respostas imediatas,mas muitas delas são automáticas,sem nenhum apego,sem nenhuma reflexão,amo os blogs,me fazem pensar e conhecer um pouco mais as pessoas,eu prefiro,
participo de redes sociais mas com outra proposta e expectativa...

beijinhos

L.M. disse...

Querida Anne, estou totalmente de acordo com tudo o que escreveste.
Pessoalmente adoro Blogs e a sua tranquilidade.
Beijos
Lita

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Oi Anne!
Interessante sua postagem e tema. Penso que enquanto houverem pessoas abrindo blogs, e tendo esta troca não terminarão tão cedo.
O lado mal da tecnologia é esta rapidez que é imposta e temos de nos adaptar ou não.
Eu prefiro os blogs do que redes sociais onde há muita bobagem e fofocas.
Prezo pela qualidade e não quantidade.
Fiz um twitter para divulgação de meus blogs também mas confesso que fiquei decepcionada.
Ninguém add ninguém e há os que sentem-se estrelinhas, por estarem numa rede onde há "famosos".
|Uma ótima semana para ti.
abração com carinho

Unknown disse...

Encontrei seu blog no agenda dos blogs e gostaria conhecesse o meu e te convido a participar de 2 sorteios que esta acontecendo lá.

1º sorteio kit Lola Cosmetics http://migre.me/e5sLi

2º soteio Tok&Magia joias raras http://migre.me/e5sTQ

Bjss, seguindo.

http://inlovecabelos.blogspot.com.br/

ValeriaC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ValeriaC disse...

É verdade Anne, assim como você, fico bem triste quando vejo algum amigo blogueiro fazendo um post de despedida e desativando o blog.

É também bem verdade que muitos acabam se deixando seduzir pela aparente rapidez dos resultados em redes sociais, porém nem sempre se dão conta do tamanho da efemeridade destes mesmos resultados. Nos blogs tudo passa por uma profundidade maior, fica por mais tempo. Na verdade são públicos diferentes em cada uma das redes.

Eu particularmente nunca gostei de divulgar meus blogs no Twitter, é pra mim a mais efêmera das redes sociais, interagia, postava frases e só, mas foi a partir dele que surgiu o meu desejo de ter um blog, este sim, tem um publico diferenciado na maior parte das vezes. O Facebook é legal, mas também tem um quê de passageiro.

Porém sei que cada blogueiro tem sua própria historia e motivo, e estes são diversos.

Agora vou dizer os meus motivos de estar blogando menos, apesar de amar blogar.

Adoro meus blogs, são uma expressão muito forte de mim, mas tempos atrás andei tendo alguns problemas de saúde que me fizeram sacudir interiormente e foi então que dei um tempo e que agora blogo num ritmo muito mais leve.

Eu passa praticamente o dia todo na frente do notebook, escrevendo para os meus 3 blogs, numa dedicação extrema e na verdade, eu sei que cada um tem seu próprio ponto de equilíbrio e eu senti uma necessidade muito grande em encontrar o meu, pra valer, pois com tamanha dedicação aos blogs, fui relegando muitas outras coisas que poderia estar vivendo de uma forma diferente e sobretudo com muito mais da minha atenção, tempo e capricho.

Já pensei em fechar para o publico, mas ainda prefiro mante-los abertos, mesmo que postando pouco, pois amo continuar cultivando as preciosas amizades que fiz por aqui e desta forma ainda tenho tampo para me dedicar a mais atividades que gosto.

Mas, cada vez que blogo me encanto, parece que esta no sangue da gente rsrsr, vou lendo os posts dos amigos e adoro de fato, mas decidi que quero estar com toda a minha inteireza no que quer que eu esteja fazendo, então pra mim tem sido assim, estou me dividindo mais, para conseguir estar realmente presente no que eu estiver fazendo no momento e daí pode ter a certeza de que onde eu estiver, eu estarei de coração inteiro e assim me sinto mais realizada e feliz.

Beijinhos, bom dia e continue a seguir o seu coração, fazendo o que você ama, o que te encanta e te faz feliz, porque é isso que a gente precisa fazer pra viver pra valer, viu?

Valéria

Patricia P. Galis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia P. Galis disse...

O blog e o facebook por exemplo é como ler um livro e um e-book, pode até ser mais rápido e pratico, mas não tira o prazer de vc postar, ver a imagem e tudo o mais.
Por enquanto não tenho a menor intenção de deixar meu blog de lado ou até mesmo excluir, muitos o fazem pq acham que os comentarios são assim surgem do nada e não é, estou aqui há mais de um ano e meio e para ter as vezes 20 comentários é dificil, mas percebo que muitos passam pelo blog é só olhar a quantidade de visitas, eu faço o blog como extenção do que penso e desejo, a unica coisa que me faria excluir seria se a plataforma exigisse muitas alterações como pagamento ou dificultasse para ser usado como foram fazendo com o orkut e ai de tanto complicar acabei excluindo e olha que tinha uma comunidade com mais de 8 mil membros, mas enfim vamos que vamos, esse povo da rede social na maioria se acha astro de cinema, só postam o que estão fazendo o que não me interessa e frases pois tem preguiça de lerem infelizmente, ninguém pensa só compartilha affff....se for para sermos as jurassicas então que seja kkkkkkkk

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Anne
Também já observei esse esvaziamento dos blogs. Eu mesmo já fiquei mais de um ano sem postar, no meu caso foi porque tinha virado uma obrigação por isso não estava agradável. Agora que voltei só posto 2ª e 5ª feiras, ficou mais leve e mais praseiroso.
Bjux

manuela barroso disse...

Querida Anne,

Já tenho pensado nisso.
Por um lado concordo contigo.
O imediatismo das redes sociais faz com que nos roubem o tempo que cada vez é mais curto. Tenho o facebook mas só o uso para eventos e se me lembrar, dar os parabéns a alguem. Não frequento. Não aprecio. Gosto sim, de saborear os posts das minhas amizades, e fico feliz quando o assunto me toca. Aí é como se estivesse a falar na mansa cavaqueira de uma sombra.
Claro que os mais jovens apreciam o imediato. Não gostam de TER que pensar. Tudo é demasiado cansativo. Daí os blogues terem menos adeptos muito jovens é possivel, mas a escrita pensada é a mais saboreada, penso. Uma coisa tenho verificado. Conheço, porque continuo em contato, muita gente adoentada e uma boa parte com tendinites...Quer dizer que escrevem possivelmente mais do o que deveriam ou é aconselhável.
E dizes uma grande verdade: Nem sempre é possível vir com a mesma celeridade de sempre. Há outros trabalhos para além dos blogs e que não se pode descurar.
Há outro fator: se a pessoa corresponde não esquece. E uma vez amizade cimentada jamais será apagada; mais cedo ou mais tarde a lembrança obriga a voltar porém se aparece algumas vezes e depois some dificilmente se recupera.
Estou atualmente sobrecarregada. Tudo por causa do blog...rss
E tenho BONS e GRANDES amigos/as aqui de quem não me separarei NUNCA! Se não puder, pelo menos viria dar um abraço. Seria o mínimo para quem me proporcionou tantas palavras de afeto e incentivo.
Quando os amigos se forem por desinteresse ou cansaço, se puder, acabo como comecei. Falando para me ouvir!
O meu abraço blogueiro e carinhoso!
Sempre!

Anônimo disse...

Anne! Não vá! Estou com a Chica, faço campanha para vocês ficarem. Deixei o Facebook uma época por causa desse imediatismo que você comenta. Precisei voltar por causa do MR. Porém, se tivesse outra alternativa, eu preferia. Meus blogs são meu divã. Adoro! Adoro blogs!! Beijo! Não vá!!! rsrs

Célia disse...

Anne!
Parabéns pela consciência do bem que o blog lhe faz. O fato de lerem, comentarem, vejo ser relativo. Há quem lê, e não quer se expor... torna-se oculto; há os 'preguiçosos' que posts longos rejeitam a leitura, e há os imediatistas, o toma lá dá cá, que vem, lê, promove seu blog e só retorna se nos tornarmos 'clientes'... Assim como você, meu blog é meu momento de relax, de hobby mesmo. Afinal, amo ler e escrever! Prossigamos sempre, fortalecendo-nos!
Bjs. Célia.

Maria Alice Cerqueira disse...

Ola Querida Anne
vim agradecer sua presença e o seu carinho lá no meu cantinho.
Muito Obrigada!
Eu estou bem, graças a Deus, tenho estado um pouquinho afastada dos comentários por conta de estar em busca de uma nova editora, o que não está nada facil, por isso é que eu me referi ás pedras em meu caminho. Contudo, com paciência, esperança e muita fé eu vou conseguir, se assim for a vontade de Deus!
Quanto á sua postagem, eu concordo com você, eu não vou trocar meu cantinho por nada, gosto muito dele. Sim, ele funciona um pouquinho mais lento do que as redes sociais, mas muito mais bonito e interessante.
eu penso que as pessoas estão querendo tudo tão rápido, que não dão tempo de sentir e vivenciar momentos lindos em suas vidas.
eu tenho percebido que quando o meu post vai para a rede social, passa despercebido diante de um imagem de flores.
Eu vou continuar com meu cantinho, e se Deus quiser vou postar lindos textos para emocionar.
Minha querida tenha uma linda tarde, coberta de muita Paz e Amor! E com um pedido não desista do seu lindo cantinho, eu amo vir aqui.
com carinho o meu abraço amigo!
Alice

Paty Michele disse...

Bastante pertinente a abordagem do texto, anne.
Outro dia ouvi um jornalista dizer que o Twitter matou os blogs. Acho que ele tem razão, mas prefiro blogar tbm.
A rapidez com que as coisas acontecem nas redes sociais está viciando as pessoas, que mal param pra ler. Acho péssimo isso.
Ano passado escrevi um texto falando algo parecido. Vou deixar o link pra vc conferir.

http://patymichele.blogspot.com.br/2012/02/por-que-os-blogs-morrem.html

beijos.

Tetê - Avaliando a Vida disse...

Oi Anne! Eu posso falar por mim... quando descobri os blogs eles me atrairam pela interatividade. Agora desativei boa parte deles justamente porque as páginas no FB estão mais interativas, as respostas são imediatas! Quando comecei a blogar, eram muitos provedores e agora, basicamente ficou o Blogger... se a tentência é acabar de vez, não sei! Seu post está uma excelente reflexão! BJks Tetê

Mamãe pela 2ª vez disse...

Anne concordo com tudo que disse, as vezes fico sem postar agora são 3 filhos pequenos ai toma tempo mas não deixo meu bloguinho. Outros blogs que seguia virou comércio antes pessoas que vinham sempre deixar um recadinho só lembra da gente na hora de pedir para curtir página no face, bjus

Desirée Tapajós disse...

Anne, entrei a pouco tempo na blogdfera, realmente vc pensa com carinho no texto, escolhe imagens para ficar mais bonito, isso leva tempo, e muitas vezes, não tem retorno que esperava, mesmo assim gosto de escrever no blog pois acredito se vc acompanha um blog é porque que ler aquele conteúdo, mesmo que as vezes não comente e também acho que fica tudo mais organizado, diferente do face que as pessoas só curte, mas nem sempre querem ler o que está escrito.

Tri-beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

Verena disse...

Querida Anne
Eu amo os blogs amigos
Por favor, não desista, amiga
Adoramos passar por aqui e encontrar o seu carinho
Quem é que vai colorir nossas semanas?
E a Juja?
Como vai ficar sem o Momo?
Beijinhos para tí e afagos nos seus peludinhos
Com carinho de
Verena e Bichinhos

ONG ALERTA disse...

Adorei tua postagem acredito que nos blogs se precisa escrever de verdade não apenas copiar e colocar se dedicar, isso que as pessoas não fazem mais se dedicar elas apenas curtem...mais fácil!
Enfim tudo que da mais trabalho dura um tempo...
Beijo Lisette.

Tina Bau Couto disse...

Eu não participo de redes sociais, muito over para mim.

Sigo no meu diário e penso que menos mtas vezes é mais.

Abraços blogosféricos \o/

Anônimo disse...

Anne, assino o que a amiga Tina escreveu. Já andei pelo Facebook, Twiter,..., e outros e acho que o nível de amizade é diferente. Nos blogs trocamos experiências mais intelectuais e de ajuda efetiva. Participamos das vidas, uns dos outros, de forma mais madura. Procuramos sempre melhorar nossos conhecimentos com coisas do dia a dia, mas é conhecimento.
Na minha opinião, as redes sociais já estão mais preocupadas com fofocas, relacionamentos pessoais, celebridades,..., e outras coisas mais. Eu não sou contra isso. A única coisa é que eu não gosto disso. Para mim, pouco importa se a Anne Lieri se casou 40 vezes ou se é solteira e acha o homem um animal irracional. O que me traz aqui é a imaginação, a pureza dos versinhos e a educação da Anne para com os comentaristas.
Muitos "blogueiros" largaram os blogs porque ficaram doentes. Temos uma quantidade grande de pessoas "da melhor idade" que escrevem por aqui e deixam suas experiências de vida conosco.
Em compensação tem uma garotada inflamada com a construção de layouts e decoração de blogs que está surgindo. Eu frequento muito o blog deles, aplico as modificações que eles sugerem e acabo ficando amigo deles. Essa amizade os tras para o nosso convívio e eles vão aprendendo a escrever textos e tem muita gente escrevendo para tentar fazer um livro. Nós só temos que tomar o devido cuidado para não começarmos a escrever: kerido, k-chorro,..., e outras simplificações que nos levam a um idioma paralelo, rs...rs.
Acho que escrevi muito, todavia ainda tenho mais argumentos e acho que os blogs vão começar a ter uma importancia maior que os sites. O site será mais comercial e o blog será mais intelectual.
bjs
Manoel

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Acho que desaparecer não vão. Transformações? Talvez!
Para mim, também é terapia. Adooooro!
O que me incomoda é não conseguir fazer tudo o que quero. Se fizer, não saio mais da frente do notebook. E a minha coluna nem permitiria.
Eu adoro o Facebook, apesar de ser rápido demais. Há muitas informações sendo postadas, mas muitas passam despercebidas.
Enfim, acho que dá para fazer as duas coisas, mas com calma.
Eu comecei a usar o FB e o Twitter para divulgar meus blogs e acabei criando grupos e páginas. Quando gosto de algo sou compulsiva: blogs, rede sociais, doces etc. kkkk
Beijooooo!

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Photobucket