quarta-feira, 9 de julho de 2014

Merecemos essa goleada!


7 a 1


Um dia após a derrota do Brasil no jogo contra a Alemanha todo mundo está escrevendo sobre o assunto e, mais uma vez, venho dar o meu “pitaco”. Perdoem se irei falar muita besteira e me corrijam se estiver equivocada.


Merecemos essa goleada! Não porque nossos jogadores ou o técnico sejam maus, ou o governo precise baixar sua bola, mas para que a nação pare para refletir.


Talvez por eu ser professora veja tudo como uma questão educacional.

Na educação está a resposta para todos os nossos problemas e nem é o caso de grandes investimentos.


Pensem bem: nossas crianças amam jogar bola! Não seria interessante se em cada escola e Universidade tivéssemos maior incentivo aos esportes?


Cada aluno que frequentasse corretamente as aulas e tivesse um bom rendimento poderia frequentar escolinhas de futebol e outras modalidades esportivas fora do seu horário regular de aulas.


Para isso bastaria ter boas quadras e espaços esportivos, material adequado e professores disponíveis.


Seria um excelente incentivo para as crianças e, já que somos o país do futebol, educaríamos os pequenos para a prática esportiva com categoria.


Precisamos rever valores em nosso país e somente a educação propicia esse debate.


Temos bons prédios escolares espalhados pelo país e abandonados. Por que não fazer uma reforma geral em todos eles, equipá-los com boas bibliotecas e quadras esportivas para dizer o mínimo?


 Se os nossos educadores não estão dando conta do recado é porque também foram mal formados (e nisso eu me incluo), porque a educação de um modo geral está péssima.


Onde estão os craques do futebol brasileiro? Talvez numa dessas escolas de periferia onde nem professor de educação física tem!
Tudo isso sem mencionar outras disciplinas como a Educação musical, por exemplo, que na quinta série já não existe mais em nossa grade curricular. 


Ao invés de iniciativas particulares todas as escolas deveriam ter um coral, uma fanfarra e oferecer o ensino de, pelo menos, um instrumento musical para seus alunos. 


Não seria ótimo acabar com o tal de “funk ostentação”, o “bater lata” e ver nossas crianças tocando clássicos?


Por fim, sugiro o ensino de filosofia e ética desde a educação infantil para que possamos formar cidadãos com capacidade de refletir, argumentar e transformar nossos governos tão corruptos e sem qualquer vergonha!


Merecemos essa goleada! Mas não porque somos maus e devemos ser castigados, mas para que aprendamos a colocar as verdadeiras prioridades á frente.


 Só assim haverá bons administradores, bons médicos, bons professores e, especialmente, boas pessoas.






24 comentários:

chica disse...

Anne,falaste tudo e muiiiiiiito bem!
Irretocável!

Priorizar o que vale a pena e que pode dar resultados no futuro. As crianças, a grande maioria, mora em apartamentos, não tem segurança nas praças pra jogar( ou se é uma praça mais bem localizada, está cheio de placas proibindo bola, isso ou aquilo). Nos colégios, por mais qualificados que sejam , os espaços de grandes pátios estão sumindo. No do Neno, por exemplo, dá quase guerra para conseguir as famosas quadras nos recreios.Ele como bom justiceiro, vive fazendo as reivindicações na Diretoria.precisas ver,que figura!! Assim seria mesmo muito bom que houvesses investimentos em quadras ,campos para crianças pelo menos brincarem,oque ajudaria sua melhor atenção dentro da sala de aula.teriam mais horários pra brincar )

Mas no nosso país falta muito mesmo! E o ensino de ética e filosofia só poderia ajudar a formar as crianças e no mínimo, estariam se capacitando a melhor exercer seus votos no futuro!

Enfim, vamos pra frente, sem chorar pelo vexame ! Gastar nossas energias com coisas que acrescentem às nossas vidas e não apenas encham os bolsos deles. E isso sem falar que AINDA teremos que pagar as CONTAS dessa Copa, que por certo virão,vais ver!

beijos,tudo de bom e adorei tua crônica!chica

Poesia do Bem disse...

Muito bem Anne assino embaixo, ontem mesmo também escrevi algo sobre o assuntonem sei se certa ou errada, mas tbm vejo com outros olhos, que o povo se aliena olhando a ola, a copa, o carnaval, as festas e deixa o que é importante passar, depois veja lá, bjs

Marli Soares Borges disse...

Querida Anne!
Parabéns pelo texto, é isso mesmo. Nossas prioridades estão na educação, principalmente. E você fechou com chave de ouro quando disse que: "Merecemos essa goleada! Mas não porque somos maus e devemos ser castigados, mas para que aprendamos a colocar as verdadeiras prioridades á frente. Só assim haverá bons administradores, bons médicos, bons professores e, especialmente, boas pessoas." É isso aí.
Bjs
Marli
Blog da Marli

Ana Bailune disse...

Olá! Per-fei-ta a sua abordagem!
também acho que mais que merecemos esta derrota, pois ela reflete exatamente o caos nos qual vivemos aqui fora.
Excelente texto!

Anete disse...

Anne, infelizmente uma trágica realidade! Falaste bem! O país precisa de EDUCAÇÃO! O resto é consequencia... Uma vida digna é feita com responsabilidade e passos que revelem caráter, não a corrupção!...

É triste e lamentável! Mas, vamos adiante... Deus é Fiel sempre!!!
Beijos e abraços...

Lilá(s) disse...

Muito bem Anne! texto muito bem escrito e penso que bem direto ao assunto.
Beijinhos

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Excelente colocação.
Estás certíssima Anne.
Se tudo o que foi gasto para a copa fosse usado na educação, saúde e segurança seria muito mais justo e útil.
Jogos são para isso perder ou ganhar.Faz parte do aprendizado.
O povo brasileiro precisa acordar para a realidade e ir atrás de seus direitos ao invés de ficar nessa vibe irreal e parar um país por causa de jogos.
Parabéns.
abração com carinho

Tetê Guimarães disse...

Anne, a educação é a base de tudo! Por que nossos governantes não pensam assim? Pior é que eu sei o porque... Agora é hora de escalar nosso time para as eleições, hora de mudar... bjks Tetê

Monique Larentis disse...

Outro dia estava refletindo sobre algumas colocações suas. As crianças são pouco incentivadas, e a culpa é sempre do professor (minha mae também é professora).
Não é o professor que é ultrapassado para a nova geração, o problema é o governo que não incentiva de diversas maneiras.
E eu também acho que foi bom o Brasil perder, até para eles aprenderem que não são os únicos lá no topo.
A alemanha merece vencer por tudo que demonstrou em toda copa, humildade, respeito, organização e futebol claro. O brasil deveria para, olhar e copiar, e não ficar xingando os adversários porque venceram.

www.vivendosentimentos.com.br

Lua Singular disse...

Oi Anne,
Depois que o futebol virou comércio, é para quem patrocina( os que lá levam seu dinheirinho suado) para enriquecer mais esse esporte que já foi bom há anos, que merece essa goleada, enquanto muitos no Brasil vão comer no lixão e viver embaixo da ponte, os donos dos poderes se enriquecem as nossas custas.
Beijos
Lua Singular

Alfa & Ômega disse...

Anne, sou professora, mas antes fui aluna e do tempo (Graças a Deus) que se tinha aulas de Educação Moral e Cívica, culto à Bandeira, respeito por ela e cantávamos o hino Nacional com respeito e postura! Tudo isso forjou nosso caráter de cidadãos do bem. Anne, tudo foi acabando, tudo se modernizando e tudo e todos sem rédeas firmes. Estamos desgovernados! Tantas besteiras ditas no Face! Temos um país governado pela ambição de bolsos cheios e não empenhados na educação! Há uma liberdade tola, tomando o lugar da disciplina que corrige. Bem, amiga bons tempos aqueles, agora é o tempo do salve-se quem puder! Abração!

Evanir disse...

Amiga Anne...A educação e a saúde já vem de longa data infelizmente
acredito vir desde os tempos dos meu bisavós a roubalheira .
Na semana passada ainda comentei com minha irmã.
Em nosso mocidade não tinha dentista , médico nada gratuito hoje por pior que seja
com fila sem fila na maca em corredor ainda assim alguém se salva.
Eu ando desgostosa de tudo pago plano carissimo .
Tudo que me restou é correr atrás do SUS para tentar fazer minha cirurgia.
E atrás de advogado contra o plano
para mim hoje contesto um seculo de atraso e roubalheira
não só no Brasil , mais no mundo.
Obrigada por ser minha amiga beijos.
Evanir.

Patricia P. Galis disse...

Perfeito Anne assino em baixo disse tudo.

Clau disse...

Oi Anne,
Achei seu texto ótimo e muito coerente.
Concordo em gênero, número e grau.
Bjs!

Anônimo disse...

Anne! Muito excelente a lucidez do seu texto. É preciso ensinar as crianças que não há vitória sem mérito. Beijo! Renata

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Disse tudo, Anne! Não existe vontade política. Isso precisa mudar com urgência. Soluções existem, mas é preciso iniciativa, atitude e vontade política.
Beijocas!

Lilasesazuis disse...

Sim, amiga, concordo muito com você...só a Educação para salvar esse país...porém...não vejo luz no fim do túnel...não consigo ver!!!!

Não há ética, moral, valores...tudo é normal e aceito com normal. Pessoas desclassificadas moralmente são heróis e heroinas, reis e rainhas que a mídia impõe às famílias como modelos!!

O futebol cria deuses milionários!!...nasce a ilusão do menino pobre, (que é alimentada inclusive pela família)...ficar rico sem estudar, sem trabalhar....correndo atrás de uma bola!!! Mas, tudo bem...afinal essa criança onde mora? em morros e favelas PACIFICADAS (??) que tornou-se cartão postal para turistas!!

E assim segue em todos os seguimentos...desonestidade, falcatruas, corrupções, desvios e mais desvios, superfaturamentos...etc...etc...

Educação não é prioridade...a Educação torna a criança politizada, crítica, sábia, pensante, atuante no seu tempo histórico e...ISSO É PERIGOSO para a falsa política, para o sistema, para os AMIGÕES poderosos...que tem o laços econômicos e fraternos com o exterior.

Então...fácil calar a multidão.... com migalhas....BOLSA FAMÍLIA, LEITE, UNIFORME, COTAS, CARNAVAL, espalhando a ideia de vitimização social!!!

E assim...segue a Educação ..."nóis vai...não sabemo pra onde, mais nós vai indo"!! ....Simmm....todos os anos são despejados na sociedade milhares de mãos-de-obra barata e.... eleitores, claro - que reproduzem e compactuam com TUDO ...inocentemente, comodamente, e...com o conformismo e esperança na alegria do próximo carnaval....e copa...hehheehe...(bom ter migalhas!!)

Anne, tenha uma ótima quinta,

beijinhos,

Lígia e =^.^=
(falei demais! desculpe...admiro sua postura profissional e coerente)

Amara Mourige disse...

Anne, excelente seu texto concordo com tudo! Espero que os brasileiros agora acordem!
Acabou o jogo, mas nas urnas está só começando!
Bjs Amara

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Oi Anne que texto lindo!
Ainda estou meio confusa sobre esse lastimável acontecido aos nossos meninos.
bjs amiga
Carmen Lúcia.

Bell disse...

oi Anne

Acredito que não foi pq não era para ser, não era o momento ( o time desde o primeiro jogo, não estava tão bem).
Mas mesmo a dor serve de lição, para que a gente cresça e amadureça.
Não foi, pq não era para ser, e não existem culpados...

bjokas =)

Verena disse...

Estás certíssima, Anne
Tomara que este vexame tenha servido para repensarem.
Aqui tudo acaba em "pizza".
Viadutos despencam, a violência tá na ordem do dia e por aí vai.
Deixo aqui meu beijinho carinhoso e afagos para Momo e Fadinha.
Verena e Bichinhos

Ailime disse...

Boa noite Anne, absolutamente fabulosa a sua reflexão a partir do desfecho do jogo!
Que na verdade se tirem ilações positivas para colocar em prática tudo isso que assinala para bem de todos!
Um beijinho,
Ailime

krika disse...

Concordo em tudo.......

Beatriz Bragança disse...

Querida Anne
Óptimo artigo!
Tem toda a razão!Por cá temos um provérbio:«De pequenino é que se torce o pepino» Pois é,devem começar a preparar-se cedo os que querem ser bons profissionais.
Está excepcional,o seu ponto de vista e a forma como o fundamentou.
Parabéns.
Um beijinho
Beatriz

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Photobucket